O GG Comunais dialoga sobre soberania alimentar, direito à terra e a outros bens comuns, comunicação e agroecologia feministas. Uma instalação audiovisual com debate e cozinha comunitária, focada na produção agroecológica do MST, e um workshop dinâmico de comunicação e agroecologia feministas compõem nossas atividades comunais.

Instalação

Qual agro é pop? A produção alimentar do MST como alternativa agroecológica

Instalação audiovisual seguida de debate com convidades e cozinha comunitária. Participantes percorrem imagens sobre o paradigma hegemônico de desenvolvimento e a produção sustentável de alimentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, acompanhadas de áudios de militantes relatando a vida cotidiana nos assentamentos. Em seguida, conversa com Luana Carvalho de Aguiar, da Direção Nacional do MST no Rio de Janeiro (6/9), ou Paula Gioia, da Coordenação da Via Campesina (7/9), com tradução consecutiva para o alemão. Ao final, todes estão convidades a preparar juntos uma refeição comunitária com produtos do MST.

Convidades: Luana Carvalho de Aguiar (6/9) e Paula Gioia (7/9)

Datas: 6 e 7 de setembro de 2019, de 12h30 às 15h30

Local: Sala 2, New Yorck im Bethanien

Inscrições: agroecologia.festivalgira@gmail.com. Vagas limitadas

Workshop

Comunicação e Agroecologia Feministas

A partir de visões dos feminismos descolonial, comunitário e preto-periférico, as animadoras (ou facilitadoras) trarão a oportunidade de exercitarmos a desconstrução de nossos binarismos, das normatividades hegemônicas que nos impedem de nos enxergar como comunidades, de percebermos que vivemos em territórios complexos, que vivenciamos relações desiguais dentro e entre estes territórios. Nessa atividade, construiremos narrativas através de diferentes linguagens sobre nossas conexões a partir das noções de discurso, território, escalas, bens, trabalho e alimentos, em dois momentos com dinâmicas de grupo.

Animadoras: Ana Alvarenga, Camila Nóbrega e Silvia Baptista

Data: 7/9/2019, de 12h às 15h

Local: Sala 1, New Yorck im Bethanien

Inscrições: conexoesmariposas@protonmail.com. Vagas limitadas